O Microsoft Power BI é um conjunto de ferramentas de análise de negócios que ajuda você a obter insights sobre sua organização. Este poderoso serviço em nuvem permite coletar, analisar, visualizar e compartilhar dados em uma interface amigável. O objetivo deste documento é fornecer informações detalhadas sobre como transformar seus dados brutos em insights significativos usando o serviço Microsoft Power BI. Esta explicação abrangerá os conceitos básicos, mostrará como conectar seus dados ao serviço, orientará na criação de visualizações e explicará como compartilhar seus relatórios com outras pessoas. Vamos começar passo a passo.
Começando com o serviço Microsoft Power BI
Crie uma conta e faça login
O primeiro passo para usar o serviço Microsoft Power BI é criar uma conta. Você pode proceder da seguinte forma:
Visite o site oficial do Power BI e clique no botão 'Inscreva-se'.
Digite seu endereço de e-mail de trabalho e siga as instruções na tela. Isso o guiará através do processo de verificação do e-mail e criação de uma senha.
Depois que sua conta for criada, você poderá fazer login usando o botão 'Entrar', disponível na página inicial do Power BI.
Lembre-se de que usar um endereço de e-mail corporativo ou escolar pode, às vezes, fornecer benefícios adicionais, especialmente em ambientes organizacionais.
Navegando na interface do Power BI
Ao fazer login, você será recebido pelo painel do Power BI. Veja como navegar pela interface:
Início: Este é seu principal espaço de trabalho, onde você pode visualizar relatórios, dashboards e conjuntos de dados recentes.
Meu espaço de trabalho: Serve como seu espaço pessoal para criar e gerenciar seu conteúdo do Power BI.
Compartilhado comigo: Encontre relatórios e dashboards que outros compartilharam com você.
Aplicativos: Os aplicativos agrupam dashboards e relatórios relacionados em um único container. Podem ser criados e compartilhados dentro das organizações.
Conectando seus dados ao Power BI
Compreendendo as fontes de dados
O Power BI pode se conectar a uma ampla variedade de fontes de dados. Seja seus dados em fontes baseadas em nuvem, como Azure, Salesforce ou serviços online, como Google Analytics, ou fontes locais, como SQL Server ou Excel, o Power BI é flexível o suficiente para lidar com todas elas.
Conectando-se às fontes de dados
Aqui está um exemplo simples de como conectar o Power BI a um arquivo do Excel:
Primeiro, faça login na sua conta do Power BI na web.
Clique em 'Obter Dados' na parte inferior do painel de navegação.
Selecione 'Arquivos' e escolha 'Arquivo Local' se o arquivo estiver armazenado no seu computador.
Navegue até a localização do arquivo, selecione-o e clique em 'Abrir'. O Power BI carregará o arquivo e preparará os dados.
Da mesma forma, você pode se conectar a outras fontes de dados selecionando a opção apropriada na seção 'Obter Dados'.
Criando visualizações
Introdução aos relatórios e dashboards do Power BI
No Power BI, relatórios são coleções de visualizações em uma ou mais páginas, também chamadas de métricas visuais. Dashboards consistem em uma página e, muitas vezes, são criados fixando visuais de relatórios para fornecer uma visão rápida dos seus dados.
Crie seu primeiro relatório
Para criar um relatório básico:
No seu Meu Espaço de Trabalho, selecione o conjunto de dados do qual você deseja criar um relatório.
Clique em 'Criar Relatório'. Isso abrirá o editor de relatórios.
Agora, você pode começar a adicionar visualizações ao seu relatório arrastando campos do conjunto de dados para a tela do relatório.
Por exemplo, arraste o campo Valor de Vendas para a tela para criar um gráfico de colunas simples.
Melhore seus relatórios com diferentes visualizações
O Microsoft Power BI oferece vários tipos de visualizações, como gráficos de barras, gráficos de linhas, gráficos de pizza, mapas, tabelas, etc. Você deve escolher uma visualização que melhor represente seus dados para ajudar a compreendê-los melhor.
Para mudar o tipo de visualização:
Clique no gráfico na tela do editor de relatórios.
No painel de Visualização, você pode selecionar diferentes tipos de visualizações para ver como os dados se apresentam com cada uma delas.
Escolher o tipo certo de gráfico é importante porque determina quão efetivamente seus dados contam uma história.
Personalizando seu relatório no Power BI
Usando filtros e segmentações
Filtros e segmentações permitem que você se concentre em informações específicas em um relatório:
Filtro: Aplique um filtro se você desejar exibir dados com base em condições específicas. Você pode arrastar um campo para a área 'Filtro' no painel de visualização para aplicar um filtro.
Segmentações: Use segmentações para obter o mesmo efeito dos filtros, mas elas são representadas visualmente no relatório para que os usuários possam interagir com elas.
Por exemplo, para filtrar um relatório de vendas e mostrar apenas dados de um determinado ano, arraste o campo Ano do conjunto de dados para o painel 'Filtro' e selecione o ano desejado.
Adicionar uma página de detalhamento
O detalhamento permite que você crie uma página focada em uma entidade específica no seu relatório. Isso é útil quando você deseja se concentrar mais em um aspecto específico do seu conjunto de dados:
Crie uma nova página no seu relatório.
Adicione visualizações, focando nos detalhes que deseja destacar.
Adicione os campos que lhe interessam na área 'Filtro de Detalhamento'.
Os usuários agora poderão acessar esta nova página clicando com o botão direito em qualquer ponto de dados nos seus outros relatórios.
Compartilhamento e colaboração de relatórios
Maneiras de compartilhar relatórios e dashboards
Depois de criar um relatório ou dashboard, você pode compartilhá-lo com outros na sua organização:
Compartilhamento via Power BI: No Power BI, clique em 'Compartilhar' no topo do relatório ou dashboard. Digite os endereços de e-mail dos destinatários e qualquer mensagem que deseja incluir. Pode ser necessário ter uma licença Power BI Pro ou sua organização pode armazenar o relatório em uma capacidade de serviço Power BI.
Publicação na web: Se desejar tornar um relatório público, use a opção 'Incorporar relatório'. Isso permite criar um link que qualquer pessoa pode acessar sem precisar de uma conta Power BI. Tenha cuidado com essa opção, pois ela torna seus dados publicamente disponíveis na internet.
Colaboração no Power BI
O serviço Power BI permite trabalho colaborativo através de várias funcionalidades:
Espaços de trabalho: Crie espaços de trabalho colaborativos para melhor trabalho em equipe. Isso permite que vários usuários tenham acesso ao mesmo conjunto de recursos.
Comentários: Use a funcionalidade de comentários no Power BI para discutir diferentes partes de um relatório diretamente nos relatórios e dashboards.
Recursos avançados e melhores práticas
Usando o DAX do Power BI para cálculos
DAX (Data Analysis Expressions) é uma biblioteca de funções e operadores que pode ser utilizada para criar expressões e realizar cálculos no Power BI. Usando o DAX, podemos criar campos calculados que nos ajudam a obter novas informações.
Crescimento de Vendas = ([VendasAnoAtual] - [VendasAnoAnterior]) / [VendasAnoAnterior]
Essa fórmula DAX calcula o crescimento nas vendas em comparação com o ano anterior.
Configurar atualização de dados
O Power BI permite que você configure atualizações de dados para garantir que seus relatórios e dashboards estejam usando os dados mais atuais:
Acesse as configurações do seu conjunto de dados no serviço Power BI.
Na seção 'Atualização Programada', habilite a opção e especifique a frequência e horário de atualização.
Certifique-se de que as credenciais da sua fonte de dados estejam atualizadas para que o Power BI possa acessar seus conjuntos de dados.
Melhores práticas para usar o Power BI
Para obter os melhores resultados do Power BI, siga estas melhores práticas:
Mantenha seu conjunto de dados leve removendo campos e tabelas desnecessárias antes de carregar para o Power BI.
Use uma convenção de nomenclatura intuitiva para seus campos e tabelas para facilitar o entendimento de seus relatórios por outros usuários.
Sempre certifique-se de que seus dados estão limpos e bem organizados.
Aproveite os temas incorporados do Power BI para manter a consistência visual entre os relatórios.
Conclusão
O Microsoft Power BI é uma ferramenta extremamente poderosa para transformar dados em insights acionáveis. Seguindo os passos descritos neste guia, você será capaz de navegar pela interface, conectar seus dados, criar e compartilhar relatórios informativos e colaborar eficazmente com outras pessoas. Lembre-se sempre de explorar a ampla gama de visualizações e funcionalidades que ele oferece. Esta jornada vai aprimorar a maneira como você lida com seus dados e obtém insights a partir deles, ajudando-o, em última análise, a tomar decisões de negócios informadas.
Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode