Editado 6 dias atrás por ExtremeHow Equipe Editorial
MacSolução de problemasComputadorDesempenho do DispositivoApplemacOSGestão de DispositivosSistema OperacionalOtimização de desempenhoHardwareConfiguração do DispositivoManutenção de SoftwareInterface do UsuárioReparo do DispositivoServiços da AppleGerenciamento de AplicativosPersonalização do DispositivoProdutividadeConfigurações do DispositivoSolução de Problemas de Rede
Tradução atualizada 6 dias atrás
Ter um Mac lento pode ser frustrante, especialmente se você depende dele para trabalhar, se divertir ou manter contato com família e amigos. Felizmente, existem várias etapas que você pode seguir para identificar e corrigir os motivos pelos quais seu Mac não está funcionando tão rápido quanto deveria. Este guia fornecerá um processo abrangente para solucionar problemas no seu Mac e acelerá-lo.
Uma das causas mais comuns de um Mac lento é a falta de espaço de armazenamento. Quando a unidade de armazenamento do seu Mac está quase cheia, isso pode tornar o sistema lento.
Para ver quanto espaço de armazenamento você tem, clique no ícone da Apple no canto superior esquerdo e selecione “Sobre Este Mac”. Em seguida, mude para a aba “Armazenamento”. Você verá uma barra que mostra quanto espaço está sendo usado e quais tipos de arquivos estão usando esse espaço, como fotos, aplicativos e arquivos de backup.
Comece esvaziando a lixeira. Em seguida, exclua os arquivos que você não precisa. Procure por arquivos grandes, como filmes antigos, imagens de disco ou arquivos de backup. Mova os arquivos que você deseja manter, mas não usa com frequência, para um disco rígido externo ou serviço de armazenamento em nuvem como iCloud, Dropbox ou Google Drive.
Programas de inicialização são aplicativos que iniciam automaticamente quando você liga o seu Mac. Ter muitos aplicativos iniciando na inicialização pode desacelerar significativamente o sistema.
Para gerenciar esses programas, vá para “Preferências do Sistema” > “Usuários e Grupos” > “Itens de Início”. Aqui você pode ver uma lista de programas que iniciam quando você faz login. Para impedir que um programa inicie automaticamente, selecione-o e clique no botão “-” na parte inferior da lista.
Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados pode resolver bugs e problemas de desempenho que podem estar desacelerando o computador.
Vá para o menu Apple e escolha “Preferências do Sistema” > “Atualização de Software” para ver se há atualizações disponíveis para o macOS. Para atualizar os aplicativos, abra a App Store, vá para “Atualizações” e atualize cada aplicativo para a versão mais recente.
Executar muitos aplicativos ao mesmo tempo pode usar a memória e a capacidade de processamento do Mac, tornando-o mais lento.
Verifique se há aplicativos sendo executados em segundo plano que você não precisa. Você pode visualizar e fechar aplicativos ativos através do “Monitor de Atividades” encontrado na pasta Utilitários na pasta “Aplicativos”. Procure por aplicativos que estão usando muito CPU e memória, selecione-os e clique no botão “X” para fechar o aplicativo.
Os navegadores da web podem ser lentos devido a extensões, guias e arquivos de cache. Se você notar que o Mac está ficando lento ao navegar na Internet, é hora de verificar as configurações do seu navegador.
Extensões podem causar problemas às vezes. Desative extensões desnecessárias indo para a seção Extensões ou Complementos nas configurações do navegador. Além disso, limpe regularmente o histórico de navegação e o cache para manter o navegador funcionando sem problemas. No Safari, você pode fazer isso selecionando "Limpar Histórico" no menu Safari. No Chrome, vá para “Mais Ferramentas” > “Limpar Dados de Navegação”.
Às vezes, um Mac lento pode ser corrigido redefinindo a RAM Paramétrica (PRAM) ou o Controlador de Gestão do Sistema (SMC). Estes contêm configurações de baixo nível e uma simples redefinição pode resolver problemas de desempenho.
Para redefinir o PRAM, reinicie o seu Mac e mantenha pressionadas as teclas "Command + Option + P + R" imediatamente após o som de inicialização. Continue segurando essas teclas até que o seu Mac reinicie e você ouça o som de inicialização novamente.
O processo para redefinir o SMC varia dependendo do tipo de Mac que você possui. Para a maioria dos Macs mais novos, desligue o Mac, pressione e segure as teclas “Shift + Control + Option” do lado esquerdo do teclado interno e pressione o botão de energia ao mesmo tempo. Solte todas as teclas e o botão de energia ao mesmo tempo e ligue o Mac.
Se você tiver um Mac mais antigo, o hardware pode não conseguir acompanhar as necessidades do software moderno. Atualizar alguns componentes pode trazer nova vida ao seu Mac.
Adicionar mais RAM (memória de acesso aleatório) pode melhorar significativamente o desempenho. Verifique o modelo do seu Mac para ver quanta RAM ele pode suportar e adquira módulos compatíveis.
Considere atualizar o HDD (unidade de disco rígido) para um SSD (unidade de estado sólido), que possui velocidades de leitura e gravação mais rápidas e pode melhorar significativamente o desempenho do sistema.
Embora os Macs sejam menos suscetíveis a vírus do que os PCs, eles não são imunes. Vírus ou malware podem deixar o sistema lento.
Use um programa antimalware ou antivírus confiável para escanear o sistema. Aplicativos como o Malwarebytes para Mac oferecem opções de verificação gratuita.
O macOS oferece alguns efeitos visuais que são bonitos, mas também intensivos em recursos.
Para alterar essas configurações, vá para "Preferências do Sistema" > "Dock e Barra de Menus". Desmarque "Animar abertura de aplicativos" e defina "Minimizar janela usando" como "Efeito de escala". Desativar o efeito de transparência em "Preferências do Sistema" > "Acessibilidade" > "Tela" também pode ajudar.
Com o tempo, seu sistema gera arquivos temporários, de cache e de log, que podem reduzir o desempenho se crescerem em grande número.
Muitas utilidades de limpeza de terceiros, como o CleanMyMac X, podem ajudá-lo a limpar esses arquivos. Alternativamente, você pode limpar manualmente caches e arquivos temporários usando comandos do Terminal, embora com cautela.
Se as etapas de solução de problemas não forem eficazes, reinstalar o macOS pode resolver problemas graves de software.
Faça backup dos seus dados usando o Time Machine ou outro método de backup. Reinicie o seu Mac e mantenha pressionadas as teclas "Command + R" para entrar no Modo de Recuperação. A partir daí, você pode escolher reinstalar o macOS. Isso não excluirá seus arquivos, mas é sempre aconselhável ter um backup recente, apenas por precaução.
Finalmente, mantenha o seu Mac otimizado seguindo alguns hábitos simples.
Em conclusão, embora um Mac lento possa ser um incômodo, seguir essas etapas regularmente o ajudará a manter seu computador em condições de trabalho ideais. Com um pouco de atenção e manutenção, o desempenho do seu Mac pode se manter rápido e estável.
Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode