Editado 3 Semanas atrás por ExtremeHow Equipe Editorial
JanelasInicialização DualUbuntuSistema OperacionalConfiguraçãoMicrosoftPCLaptopInstalaçãoLinux
Tradução atualizada 3 Semanas atrás
Configurar um sistema de dual boot pode ser uma ótima maneira de experimentar o melhor dos dois mundos, Windows e Ubuntu Linux. Com uma configuração de dual boot, você pode escolher qual sistema operacional usar cada vez que inicia seu computador. Neste guia detalhado, vamos guiá-lo através de cada etapa do processo de configuração do dual boot para Windows e Ubuntu, garantindo uma transição suave e fácil. Prepare-se porque este será um guia abrangente.
O dual boot envolve a instalação de dois sistemas operacionais no mesmo computador e a escolha de qual carregar durante o processo de boot. Alguém pode querer usar dual boot por vários motivos: talvez algum software funcione melhor em um sistema, ou você esteja explorando diferentes sistemas para fins de desenvolvimento. Seja qual for o motivo, uma configuração de dual boot é projetada para tornar ambos os sistemas operacionais disponíveis para você sem a necessidade de máquinas separadas.
Antes de iniciar a configuração de dual boot, execute as seguintes etapas preliminares para garantir um processo de instalação suave:
É muito importante criar um backup de seus arquivos e dados importantes. O dual boot requer a partição do seu disco rígido, o que pode às vezes levar à perda de dados se não for feito corretamente. Use armazenamento em nuvem, um disco rígido externo ou qualquer outro serviço de backup para manter seus dados seguros.
Certifique-se de que seu computador é compatível e atende aos requisitos necessários para ambos Windows e Ubuntu. Os requisitos de hardware incluem principalmente ter espaço de armazenamento e RAM suficientes.
Certifique-se de ter espaço suficiente livre em seu disco rígido. Você precisará de espaço para instalar o segundo sistema operacional e espaço suficiente para que o software e os arquivos pessoais funcionem de maneira ideal. Geralmente, aloque pelo menos 20 GB para executar o Ubuntu sem problemas.
Você precisará baixar o arquivo ISO do Ubuntu da página de download oficial do Ubuntu. Escolha a versão que deseja instalar; versões de Suporte a Longo Prazo (LTS) são altamente recomendadas para estabilidade.
Você precisará de um pen drive USB inicializável para instalar o Ubuntu. Você pode usar software como Rufus (para Windows) ou UNetbootin (para Windows, Mac e Linux) para criar este disco inicializável com o arquivo ISO que baixou:
1. Insira seu pen drive USB em seu computador. 2. Inicie o Rufus ou o UNetbootin. 3. Selecione a unidade USB no campo “Dispositivo”. 4. Clique em “Selecionar” e escolha o arquivo ISO do Ubuntu baixado. 5. Clique em “Iniciar” e espere a ferramenta finalizar a criação do pen drive USB inicializável.
Particionar é o processo de dividir seu disco rígido em diferentes áreas onde diferentes sistemas de arquivos podem ser instalados. O Windows precisa de seu próprio sistema de arquivos, enquanto o Ubuntu usa outro.
Acesse o Gerenciamento de Disco no Windows para liberar espaço para o Ubuntu:
1. Pressione Windows + X
e selecione “Gerenciamento de Disco” no menu.
2. Clique com o botão direito na unidade que deseja particionar, provavelmente sua unidade principal.
3. Selecione “Diminuir Volume”.
4. Especifique a quantidade de espaço a diminuir; certifique-se de que este tamanho seja de pelo menos 20 GB.
Após diminuir o volume, você terá espaço não alocado onde o Ubuntu será instalado. Este espaço será usado durante o processo de instalação do Ubuntu quando você criar as partições necessárias.
Uma vez que as preparações estejam concluídas, você está pronto para instalar o Ubuntu ao lado do Windows. Siga estas etapas com cuidado:
Insira o pen drive USB inicializável em seu computador e reinicie. Você deve inicializar a partir do pen drive USB:
1. Assim que o computador ligar, acesse o Menu de Boot (teclas comuns para pressionar incluemF2
,F10
,F12
ouESC
). 2. Escolha a opção para inicializar a partir do seu pen drive USB. 3. Você verá a tela de boas-vindas do Ubuntu; aqui você terá a opção de “Experimentar o Ubuntu” ou “Instalar o Ubuntu”. 4. Selecione “Instalar o Ubuntu”.
Siga as etapas de instalação fornecidas pelo instalador do Ubuntu:
Aloque espaço não alocado para o Ubuntu criando as seguintes partições:
1. Partição Raiz: Crie uma partição como ext4 com ponto de montagem /
. Aloque pelo menos 12-15 GB aqui.
2. Partição Swap: Crie uma partição swap, que geralmente é igual ao tamanho da RAM do seu sistema.
3. Partição Home: Opcionalmente, crie uma partição /home para armazenar arquivos pessoais separadamente dos arquivos do sistema.
Depois de criar a partição, clique em “Instalar Agora” e confirme sua escolha. Continue a instalação seguindo os prompts para escolher seu fuso horário e layout do teclado.
Configure sua conta de usuário fornecendo o nome, nome de usuário, senha e nome do computador. O Ubuntu usará essas credenciais para criar sua conta de usuário principal.
Permita que a instalação seja concluída, o que pode levar algum tempo. Quando terminar, reinicie o computador quando solicitado. Não se esqueça de remover o pen drive USB para garantir que o sistema inicialize a partir do disco rígido.
Ao reiniciar, você verá o menu de inicialização GRUB. O GRUB é o bootloader que permite escolher entre Windows e Ubuntu na inicialização.
Usando o menu de inicialização do GRUB, você pode facilmente escolher se deseja executar Windows ou Ubuntu sempre que iniciar sua máquina. Esta flexibilidade é uma das principais vantagens de uma configuração de dual boot.
Se surgir algum problema durante ou após a instalação, aqui estão algumas sugestões de solução de problemas:
Uma vez configurado, mantenha ambos os sistemas atualizados regularmente com as últimas atualizações de software e segurança. Alocar espaço de forma sábia e garantir um bom gerenciamento de disco para que cada sistema operacional funcione sem problemas.
Use armazenamento em nuvem ou discos externos para dados importantes, garantindo fácil acesso a partir de ambos os sistemas.
Se você decidir remover o Ubuntu:
Seguindo este guia, você configurou com sucesso um sistema de dual boot com Windows e Ubuntu. Agora você tem a flexibilidade de escolher qual sistema operacional melhor atende às suas necessidades em qualquer momento. Aproveite a liberdade e flexibilidade de usar ambos Windows e Ubuntu na mesma máquina!
Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode