JanelasMacSoftwareConfiguraçõesSegurançaProdutividadeLinuxAndroidDesempenhoConfiguraçãoApple Tudo

Compreendendo os Serviços de Relatórios do Microsoft SQL Server (SSRS)

Editado 3 Semanas atrás por ExtremeHow Equipe Editorial

Microsoft SQL ServerServiços de RelatóriosSSRSConfiguraçãoGestãoJanelasLinuxTIServidor

Compreendendo os Serviços de Relatórios do Microsoft SQL Server (SSRS)

Tradução atualizada 3 Semanas atrás

Os Serviços de Relatórios do Microsoft SQL Server (SSRS) são uma ferramenta poderosa para gerenciar e entregar vários tipos de relatórios. Esses relatórios podem ser tabulares, gráficos ou na forma de painéis, que podem ser facilmente distribuídos por várias plataformas. Neste guia abrangente, vamos orientá-lo pelos passos para configurar o SSRS, gerenciar o servidor de relatórios e explorar seus recursos.

Começando com o SSRS

Antes de instalar o SSRS, é importante garantir que seu sistema atenda aos requisitos necessários. O SSRS faz parte do conjunto Microsoft SQL Server e você precisará de:

Uma vez que você tenha certeza de que seu sistema atende a esses pré-requisitos, pode prosseguir para baixar e instalar a versão mais recente do SSRS no site oficial da Microsoft. Após o download, siga as instruções no assistente de instalação.

Configurando o SSRS

A instalação do SSRS pode ser feita usando o Assistente de Configuração do SQL Server. Aqui está um guia detalhado:

  1. Selecione a mídia de instalação: Após baixar o SSRS, abra o Centro de Instalação do SQL Server e selecione "Criar uma nova instalação autônoma do SQL Server ou adicionar recursos a uma instalação existente".
  2. Termos de Licença: Leia os termos e condições da licença. Se você concordar, marque a caixa e prossiga.
  3. Seleção de Recursos: Para o SSRS, selecione a opção "Serviços de Relatórios - Básico". Isso irá instalar o servidor de relatórios.
  4. Configuração da Instância: Você pode instalar o SSRS como uma instância nomeada ou uma instância padrão. Escolha de acordo com suas necessidades.
  5. Configuração do Servidor: Especifique as contas de serviço que você deseja usar para o SSRS e defina o tipo de inicialização para esses serviços.
  6. Configuração do Mecanismo de Banco de Dados: Configure o modo de autenticação desejado. A Autenticação do SQL Server permite criar logins no SQL Server.
  7. Configuração do SSRS: Configure o servidor de relatórios inserindo configurações como o URL do servidor de relatórios, configurações de e-mail e como o relatório será entregue.
  8. Complete a instalação seguindo as instruções na tela do assistente.

Configurando o SSRS

Após instalar o SSRS, você deve configurá-lo usando o Gerenciador de Configurações dos Serviços de Relatórios. A configuração é importante porque define como os Serviços de Relatórios irão interagir com os usuários e o banco de dados.

  1. URL do Servidor de Relatórios: Usando o Gerenciador de Configurações dos Serviços de Relatórios, você define o URL do serviço Web. Este é o endereço onde os usuários podem acessar o servidor de relatórios.
  2. Configuração do Banco de Dados: Conecte o servidor de relatórios a um banco de dados SQL Server. Este banco de dados é usado como armazenamento para objetos SSRS, como relatórios, pastas e fontes de dados.
  3. Autenticação e autorização: Defina níveis de acesso para usuários. Especifique quais usuários podem visualizar relatórios, gerenciar relatórios ou configurar as configurações do servidor.
  4. Configurações de E-mail: Configure as configurações de SMTP para permitir que os usuários recebam relatórios baseados em assinatura diretamente em sua caixa de entrada.

Criando relatórios com o SSRS

Após a configuração e configuração estarem completas, você pode começar a criar relatórios com o SSRS. Os relatórios podem ser desenvolvidos usando o SQL Server Data Tools (SSDT):

  1. Crie um novo projeto: Abra o SSDT e crie um novo projeto de Servidor de Relatórios. Aqui você irá projetar, desenvolver e publicar seus relatórios.
  2. Determine a fonte de dados: Determine a fonte a partir da qual você coletará dados. Isso pode incluir uma conexão com um banco de dados SQL Server, Serviços de Análise ou outro banco de dados.
  3. Crie um conjunto de dados: Faça a consulta aos dados de que você precisa para o seu relatório. Os conjuntos de dados vêm de suas fontes de dados e fornecem os dados reais usados no relatório.
  4. Projete o relatório: Arraste e solte os itens necessários, como tabelas, gráficos e outros elementos visuais na superfície de design.
  5. Teste o relatório: Use o recurso de visualização embutido para ver como seu relatório ficará uma vez implementado. Verifique a exatidão dos dados, formatação e layout.

Implantando relatórios em um servidor de relatórios

Assim que seus relatórios estiverem prontos e testados, você precisa implantá-los no servidor de relatórios para que outros possam acessá-los.

  1. Defina o URL do servidor de relatórios: Nas propriedades do seu projeto de relatório no SSDT, defina o URL do servidor de relatórios. Este caminho aponta para o local onde os relatórios serão publicados.
  2. Publique o relatório: Use o recurso "Deploy" dentro do SSDT para publicar seu relatório no servidor de relatórios. Se tudo estiver configurado corretamente, seu relatório estará disponível no servidor.

Gerenciando relatórios no SSRS

O gerenciamento de relatórios no SSRS inclui a organização, segurança e distribuição de relatórios:

  1. Organizar relatórios: Use pastas e convenções de nomenclatura para classificar relatórios, tornando-os mais fáceis de encontrar e gerenciar.
  2. Configurar permissões: Defina permissões para cada relatório, controlando quem pode visualizar, editar ou gerenciar o relatório.
  3. Agendar entrega de relatórios: Crie assinaturas para entregar automaticamente relatórios a um grupo de usuários em intervalos especificados.
  4. Monitorar uso de relatórios: Use os recursos de monitoramento e registro integrados do servidor de relatórios para auditar o acesso e padrões de uso dos relatórios.

Resolvendo problemas comuns do SSRS

Como em qualquer sistema, o SSRS pode, ocasionalmente, encontrar problemas que requerem solução de problemas:

  1. Problemas de renderização de relatórios: Problemas podem ocorrer devido a configuração incorreta ou inconsistências nos dados. Verifique as definições de relatório e fontes de dados para erros.
  2. Erros de configuração: Erros relacionados à configuração geralmente podem ser resolvidos revisitando o Gerenciador de Configurações dos Serviços de Relatórios.
  3. Problemas de permissão: Problemas de acesso podem ser resolvidos garantindo que as permissões corretas de usuário estejam em vigor.

Conclusão

Os Serviços de Relatórios do Microsoft SQL Server (SSRS) são uma ferramenta abrangente para criar e gerenciar relatórios. Com este guia, você deve ter um entendimento fundamental de como instalar e configurar o SSRS, criar e implantar relatórios e gerenciá-los de maneira eficaz. A manutenção regular e o monitoramento podem garantir que seu ambiente de relatórios seja produtivo e confiável. Com atenção aos detalhes e gerenciamento consistente, o SSRS pode fornecer uma riqueza de informações para qualquer organização.

Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode


Comentários