JanelasMacSoftwareConfiguraçõesSegurançaProdutividadeLinuxAndroidDesempenhoConfiguraçãoApple Tudo

Como economizar bateria no Android

Editado 4 Semanas atrás por ExtremeHow Equipe Editorial

AndroidBateriaGerenciamento de EnergiaOtimizaçãoSmartphonesConfiguraçõesDicasGuiasDispositivos MóveisEconomia de Energia

Como economizar bateria no Android

Tradução atualizada 4 Semanas atrás

Muitas pessoas usam dispositivos Android todos os dias, mas a vida útil da bateria desses dispositivos nem sempre é suficiente para durar um dia inteiro. Aplicativos infinitos, notificações e uso da internet mantêm seu dispositivo sempre ligado, tornando a vida útil da bateria uma preocupação constante para os usuários. Vamos aprender sobre algumas maneiras que podem ajudá-lo a economizar bateria em seu dispositivo Android e permitir que você aproveite ao máximo o seu dispositivo durante todo o dia.

1. Entendendo o uso da bateria

Antes de falarmos sobre economizar bateria, é importante entender como a sua bateria está sendo usada. O Android oferece um recurso que permite rastrear quais aplicativos e serviços consomem mais energia. Para acessá-lo, vá para Configurações > Bateria > Uso da Bateria. Você verá uma análise dos aplicativos e funções do sistema que estão consumindo energia.

Se você notar que um aplicativo está consumindo mais energia do que você espera, é importante considerar se você realmente precisa desse aplicativo ou se há uma alternativa que consome menos energia. Às vezes, aplicativos executados em segundo plano ou aplicativos que não foram atualizados para otimizar o consumo de energia podem drenar sua bateria mais rapidamente.

2. Ajustando o brilho da tela

A tela é um dos componentes que mais consome bateria em um smartphone moderno. Ao ajustar o brilho da tela, você pode economizar uma quantidade considerável de energia. Dispositivos Android vêm com recursos como brilho adaptável, que ajusta automaticamente o nível de brilho com base nas condições de luz ao redor.

Embora esse recurso possa ser bastante útil, ajustar manualmente o brilho para um nível mais baixo pode ser mais eficaz na economia de bateria. Vá para Configurações > Tela > Nível de brilho ou use o menu de Configurações Rápidas para ajustar manualmente o brilho para um nível aceitável que seja visível, mas não muito brilhante.

3. Use o modo escuro

O modo escuro é outra maneira eficaz de estender a vida útil da bateria, especialmente em dispositivos com telas OLED ou AMOLED. No modo escuro, o dispositivo usa um esquema de cores escuras, que requer menos energia para iluminar os pixels do que um esquema de cores claras. Alguns aplicativos e o próprio sistema Android oferecem o modo escuro como um recurso.

Para ativar o modo escuro no seu dispositivo Android, vá para Configurações > Tela > Tema escuro ou use o painel de configurações rápidas para ativá-lo. Além disso, se você souber que alguns aplicativos que você usa com frequência oferecem o modo escuro, ative-o nesses aplicativos também. Isso não apenas ajuda a economizar bateria, mas também pode reduzir o cansaço visual.

4. Limite a atividade de aplicativos em segundo plano

Muitos aplicativos continuam a funcionar em segundo plano e a usar energia mesmo quando não estão sendo usados ativamente. Limitar a atividade em segundo plano pode ajudar a economizar sua bateria. O Android fornece opções embutidas para limitar efetivamente essa atividade.

Para limitar o uso de dados em segundo plano para aplicativos, vá para Configurações > Aplicativos, selecione o aplicativo que você deseja restringir, toque em Dados móveis > Dados em segundo plano para desativá-lo. Você também pode ir para Configurações > Bateria > Otimização da bateria e verificar se há aplicativos que consomem muita energia e precisam de otimização.

5. Desative animações desnecessárias

O Android usa animações para tornar a interface do usuário mais intuitiva e fácil de usar, mas essas animações podem afetar levemente o desempenho da bateria, especialmente em dispositivos mais antigos. Desativando ou reduzindo essas animações, podemos economizar mais energia.

Ative as Opções do Desenvolvedor indo para Configurações > Sobre o telefone e tocando em Número da versão sete vezes. Depois que as Opções do Desenvolvedor estiverem habilitadas, vá para Configurações > Opções do desenvolvedor e configure Escala de animação de janela, Escala de animação de transição e Escala de duração do animador para 0,5x ou desligue-as completamente. Isso reduz a duração das animações e ajuda a economizar a bateria.

6. Desative os serviços de localização

GPS e serviços baseados em localização são notórios por esgotar a vida útil da bateria rapidamente, especialmente quando usados intensamente por certos aplicativos, como Mapas ou serviços de transporte. Portanto, é importante desativar os serviços de localização quando não forem necessários.

Para desativar os serviços de localização, vá para Configurações > Localização e desative-os. Se precisar usar um aplicativo que requer acesso à localização, considere habilitá-lo apenas enquanto estiver usando esse aplicativo. Você também pode definir permissões de localização individuais para aplicativos para reduzir ainda mais o uso da bateria.

7. Gerencie funcionalidades de conectividade

Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis são vitais para o smartphone moderno, mas também podem drenar a bateria se deixados ligados desnecessariamente. Desligá-los quando não estiverem em uso pode proporcionar um leve aumento na vida útil da bateria.

Considere desligar Wi-Fi e Bluetooth quando não forem necessários. Você pode usar os atalhos de configuração rápida na área de notificação para gerenciar convenientemente esses recursos. Para dados móveis, você pode colocar seu telefone no modo avião ou desativar os dados móveis quando não estiver usando ativamente, especialmente em áreas com sinal fraco, onde seu telefone consome mais energia tentando se conectar.

8. Use o modo de economia de bateria

A maioria dos dispositivos Android vem com um modo de economia de bateria que ativa automaticamente várias técnicas de economia de energia para conservar a vida útil da bateria. Esse modo geralmente reduz atividades em segundo plano, limita a conectividade e diminui o brilho da tela e o desempenho para economizar energia.

Para ativar o modo de economia de bateria, vá para Configurações > Bateria > Economia de bateria e ligue-o. Alguns dispositivos também permitem que você defina esse modo para ativar automaticamente em uma certa porcentagem de bateria.

9. Mantenha o software do seu dispositivo atualizado

As atualizações de software frequentemente incluem melhorias de desempenho e correções de bugs que podem otimizar o uso da bateria. Portanto, manter o software do seu dispositivo Android atualizado pode ajudar a garantir que você obtenha a melhor eficiência possível da bateria.

Verifique se há atualizações de software indo para Configurações > Sistema > Atualização de software. Certifique-se de que seu telefone verifica atualizações automaticamente para que você não perca nenhuma atualização importante.

10. Reduza as notificações de aplicativos

Notificações frequentes podem iluminar sua tela e manter a conexão de rede, o que pode diminuir a vida útil da bateria. Ao gerenciar e limitar as notificações, você pode potencialmente economizar um pouco de bateria.

Para gerenciar as notificações de aplicativos, vá para Configurações > Notificações e personalize as notificações que você recebe. Priorize apenas notificações de aplicativos importantes que agregam valor ou requerem sua atenção. Você também pode usar o modo Não Perturbe para silenciar as notificações durante certos períodos.

Conclusão

Economizar a vida útil da bateria no seu dispositivo Android é tudo sobre gerenciamento inteligente e ajuste das configurações de acordo com suas necessidades de uso. Embora possa parecer uma tarefa árdua no começo, criar o hábito de seguir algumas das diretrizes mencionadas acima pode ajudá-lo a otimizar significativamente a vida útil da bateria do seu dispositivo. Afinal, cada pequena mudança que você faz pode contribuir para aumentar a vida útil da bateria, para que você não precise correr para o carregador no meio do dia. Experimentar diferentes métodos e descobrir o que funciona melhor para o seu dispositivo específico e padrões de uso é tão importante quanto qualquer recomendação individual.

Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode


Comentários