JanelasMacSoftwareConfiguraçõesSegurançaProdutividadeLinuxAndroidDesempenhoConfiguraçãoApple Tudo

Como realizar operações pull e push no SourceTree

Editado 2 Semanas atrás por ExtremeHow Equipe Editorial

SourceTreePuxarEmpurrarOperaçõesGitControle de VersãoFerramentasJanelasMac

Tradução atualizada 2 Semanas atrás

O SourceTree é uma aplicação gratuita baseada em GUI desenvolvida pela Atlassian que fornece uma representação visual do seu repositório Git e ajuda a gerenciar seu código com mais facilidade. Ele elimina a necessidade de memorizar comandos Git complexos e permite que você manipule seu repositório com cliques e ações simples. As duas operações mais essenciais que você realizará frequentemente com o SourceTree são as operações de pull e push. Essas operações são fundamentais para o Git e controlam como as mudanças se movem entre seus repositórios local e remoto. Compreender como realizar essas operações no SourceTree irá agilizar seu fluxo de trabalho e manter seu projeto sincronizado com outros colaboradores.

O que é a operação pull?

A operação pull no Git é usada para buscar e baixar conteúdo de um repositório remoto e atualizar imediatamente o repositório local para corresponder a esse conteúdo. Em essência, é uma combinação de duas operações do Git: fetch e merge. A operação fetch recupera as últimas alterações do repositório remoto, e a operação merge integra essas alterações ao branch local em que você está trabalhando.

No SourceTree, a operação pull é uma tarefa direta, tornada simples através de sua interface gráfica. Através da operação pull, você garante que seu repositório local está atualizado com o repositório remoto, incluindo as últimas mudanças feitas por você ou outros colaboradores.

Passos para realizar uma operação pull no SourceTree

Passo 1: Abra o SourceTree e carregue seu repositório

Comece abrindo o SourceTree no seu computador. Ao iniciar o SourceTree, você verá uma lista de todos os repositórios que você clonou ou abriu anteriormente. Clique no repositório em que você deseja trabalhar para carregá-lo na interface do SourceTree. Você verá uma série de abas e barras laterais que exibem diferentes aspectos do seu projeto.

Passo 2: Certifique-se de estar no branch correto

Antes de puxar mudanças, é importante garantir que você está no branch correto. Você pode mudar de branch navegando até a seção Branches na barra lateral do seu repositório. Dê um duplo clique no branch para o qual deseja mudar, ou clique com o botão direito do mouse no branch e selecione "Checkout [nome do branch]". Isso garante que a operação pull aplique as mudanças no branch desejado.

Passo 3: Inicie o comando pull

Com o SourceTree aberto e o branch desejado exibido, procure pelo botão Pull, geralmente localizado no topo, ao longo da barra de ferramentas. Clicar neste botão abrirá um diálogo pedindo que você escolha opções para a operação pull.

Passo 4: Configure as opções do pull

No diálogo de pull, você pode escolher o branch remoto do qual deseja puxar. Por padrão, geralmente escolhe o branch correspondente no remoto. Se necessário, você pode escolher outro branch. Além disso, observe a opção "Rebase instead of merge". Se marcada, isso modifica a forma como as mudanças são integradas (escolhendo rebase em vez de merge). Para a maioria dos propósitos, um merge padrão é suficiente.

Passo 5: Execute o pull

Depois de fazer as seleções necessárias, pressione o botão OK. O SourceTree irá processar o pedido de pull, e você verá quaisquer novas mudanças integradas ao seu branch local.

Solução de problemas comuns de pull

Durante o processo de pull, você pode encontrar conflitos ou erros, especialmente quando mudanças no seu branch local entram em conflito com mudanças no branch remoto. Nesses casos, o SourceTree fornece uma ferramenta interativa para resolver esses conflitos manualmente. Veja as seções de Conflitos no seu painel de Mudanças, edite o código para resolver os conflitos e marque-os como resolvidos uma vez finalizados.

O que é uma operação push?

A operação push envia os commits que você faz no branch local para o repositório remoto. É uma forma de compartilhar seu trabalho e contribuir para projetos compartilhados com membros da equipe. O push altera o branch remoto para incluir todos os commits que você faz localmente.

Fazer mudanças no SourceTree é tão simples quanto arrastar mudanças, graças ao seu design amigável.

Passos para realizar uma operação push no SourceTree

Passo 1: Confirme seu repositório e branch

Assim como em uma operação pull, comece abrindo o SourceTree e selecionando o repositório que você deseja. Certifique-se de estar no branch correto que você deseja enviar para o remoto. Este passo é importante para garantir que você não envie acidentalmente mudanças do branch errado.

Passo 2: Determine e confirme mudanças locais

Antes de poder enviar mudanças, certifique-se de que todas as modificações feitas localmente estejam confirmadas. No SourceTree, isso pode ser feito navegando até a área de staging. Revise os arquivos modificados, prepare-os marcando os itens que você deseja confirmar, depois digite uma mensagem de commit na caixa fornecida e clique no botão Commit.

Passo 3: Inicie o comando push

Em seguida, selecione o botão Push na barra de ferramentas. Fazer isso abre o diálogo de configuração com outras opções para a operação push.

Passo 4: Configure as opções de push

No diálogo de push, o SourceTree irá tipicamente padrão para enviar para o branch upstream. Você tem a liberdade de selecionar outros branches, se necessário. Certifique-se de que o branch de destino está correto e trate de quaisquer configurações relevantes para suas necessidades.

Passo 5: Execute o push

Depois de confirmar as opções, pressione o botão OK para prosseguir. O SourceTree enviará suas mudanças confirmadas para o branch remoto especificado.

Lidando com problemas comuns de push

Às vezes, enviar para um branch remoto pode causar erros, geralmente quando o branch remoto foi atualizado por outro colaborador enquanto você estava fazendo suas mudanças locais. Nesses casos, você pode precisar puxar as últimas mudanças do remoto antes de tentar enviar novamente.

Conclusão

Compreender como realizar operações pull e push no SourceTree é fundamental para manter um fluxo de trabalho Git eficaz. Essas operações facilitam a coordenação entre mudanças locais e repositórios remotos, um aspecto central do desenvolvimento colaborativo. Ao usar o SourceTree, essas operações são simplificadas em alguns passos fáceis, tornando o gerenciamento do Git acessível a usuários de todos os níveis de experiência. A prática regular dessas operações aumentará sua confiança no controle de versão, levando a um gerenciamento de projetos e colaboração mais eficientes.

Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode


Comentários