Editado 4 Semanas atrás por ExtremeHow Equipe Editorial
AndroidPersonalizaçãoTelefones CelularesInterface do UsuárioSistema OperacionalWidgetsPersonalizaçãoDispositivosConfiguraçãoDesign da tela inicial
Tradução atualizada 4 Semanas atrás
O Android 14, a versão mais recente do sistema operacional Android do Google, leva a personalização da tela inicial a um novo patamar. Entre suas características marcantes, a personalização de widgets da tela inicial se destaca, permitindo aos usuários uma personalização sem precedentes de seus dispositivos. Neste guia abrangente, exploraremos em detalhes como você pode ajustar e criar seus próprios widgets no Android 14. Widgets são miniaplicativos que fornecem acesso rápido a informações e funcionalidades básicas de aplicativos sem abrir o aplicativo principal. Com o Android 14, o Google fez atualizações significativas que melhoram a forma como os usuários podem adicionar, redimensionar e personalizar widgets.
Widgets no Android são pequenas extensões de aplicativos que podem ser adicionadas à tela inicial. Geralmente são integrações de aplicativos instalados no seu dispositivo Android, oferecendo uma prévia ou uma forma rápida de interagir com os recursos do aplicativo. Os widgets são projetados para ajudar os usuários a acessar informações importantes rapidamente. Exemplos populares incluem widgets de clima, widgets de calendário, widgets de controle de música e widgets de anotação. O Android 14 deu aos widgets uma aparência renovada, nova interatividade e opções de personalização aprimoradas, tornando-os funcionais e visualmente atraentes.
O primeiro passo para personalizar widgets é adicioná-los à sua tela inicial. Para fazer isso, você precisa encontrar um espaço vazio em sua tela inicial ou em uma tela onde deseja colocar o widget. Pressione e segure em qualquer área vazia da tela inicial. Depois de fazer isso, um menu de opções aparecerá. Toque na opção "Widgets". Uma tela de seleção agora exibirá os widgets disponíveis com base nos aplicativos instalados.
Role pelos diversos widgets disponíveis e escolha um para adicionar. Quando encontrar um widget adequado, pressione e segure para arrastá-lo até o local desejado na tela inicial. O widget "se encaixará" no lugar quando solto. O Android 14 permite que você posicione livremente os widgets na tela, suportando vários tamanhos, orientações e até permitindo a sobreposição de widgets com foco em prioridade e senso de espaçamento. Os usuários podem aproveitar essa flexibilidade para criar uma tela inicial mais organizada que atenda ao seu fluxo de trabalho.
Embora muitos widgets tenham um tamanho fixo, o Android 14 frequentemente permite o redimensionamento, permitindo que se adaptem às necessidades do usuário. Para redimensionar um widget, pressione e segure o widget até ver um contorno ou alças de redimensionamento. Estes aparecem como pontos nos cantos ou lados do widget. Você pode agora arrastar essas alças para redimensionar o widget para exibir mais ou menos informações ou para se ajustar melhor ao layout da sua tela inicial.
O Android 14 introduz alguns recursos interessantes para mudar a aparência dos seus widgets. O Material Design permite personalização de temas dinâmicos que combinam com o seu papel de parede e configurações do sistema. Isso significa que, ao mudar o papel de parede do seu dispositivo, as cores e estilos do widget podem se atualizar dinamicamente para manter uma aparência consistente.
Para alterar manualmente a aparência de um widget, toque no widget para abrir seu menu de configurações. Nem todos os widgets possuem configurações personalizadas - isso depende do desenvolvedor do aplicativo. Se as configurações estiverem disponíveis, você poderá ver opções para adicionar ou remover algumas informações, como mudar a visualização do calendário para exibir o mês ou o dia, ou ajustar as contas exibidas no widget Mail. Você também terá a opção de modificar a fonte, esquema de cores ou borda do widget em alguns widgets, especialmente aqueles desenvolvidos usando as diretrizes de design do Google.
Uma das melhorias mais importantes no Android 14 em relação aos widgets é a introdução de mais interatividade. Agora, os widgets podem incluir botões, caixas de seleção, interruptores, deslizadores e outros elementos de interface de usuário simples diretamente na tela inicial. Isso significa que você pode interagir com eles sem abrir o aplicativo completo, adicionando conveniência e eficiência à sua experiência móvel diária.
Por exemplo, um widget de música pode permitir que você não apenas veja qual música está tocando, mas também altere faixas ou ajuste o volume diretamente da tela inicial. Da mesma forma, um widget de gerenciador de tarefas pode permitir que você exclua tarefas concluídas sem sair da tela inicial. A seleção de capacidades interativas depende do design do widget e das funcionalidades do aplicativo.
Usuários que desejam ainda mais personalização devem considerar o uso de ferramentas de terceiros como o aplicativo Widget Wizard disponível na Play Store. Esses aplicativos permitem que os usuários criem widgets totalmente personalizados, incluindo diferentes funcionalidades e aparências de acordo com suas especificações exatas. Esses aplicativos fornecem modelos e ferramentas de criação para criar widgets que podem exibir uma ampla gama de tipos de informações além do escopo dos widgets de aplicativos nativos.
Outra vantagem de usar aplicativos de criação de widgets é que eles podem ser integrados com outros aplicativos para exibir conteúdo específico ou refletir dados, melhorando a funcionalidade entre aplicativos. O sistema baseado em modelos ajuda os usuários a projetar widgets atraentes com vários elementos estilísticos, como seleção de cores, ajustes de fonte e forma de layout.
Usar widgets de forma eficiente pode melhorar dramaticamente a forma como você interage com seu dispositivo. Aqui estão algumas melhores práticas:
No Android 14, a capacidade de personalizar widgets da tela inicial tornou-se um aspecto importante para otimizar a experiência de interface do usuário. Com uma variedade de opções para adicionar, redimensionar e estilizar widgets, os usuários podem personalizar seus dispositivos para atender melhor às suas necessidades. Interatividade, temas dinâmicos e criação de widgets personalizados oferecem aos usuários uma rica paleta de personalização. Seja através das capacidades embutidas do sistema ou do uso de aplicativos de terceiros, a abordagem aos widgets da tela inicial pode tornar a interação com o dispositivo rápida, intuitiva e visualmente harmoniosa. À medida que os desenvolvedores continuam a integrar essas capacidades em seus aplicativos, a personalização de widgets oferece mais possibilidades e benefícios, podendo se tornar uma parte integral da interação com o ecossistema Android.
Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode