Editado 3 Semanas atrás por ExtremeHow Equipe Editorial
Windows 10Aplicativos PadrãoConfiguraçõesAplicativosPersonalizaçãoSistemaSoftwareConfiguraçãoExperiência do UsuárioPersonalização
Tradução atualizada 3 Semanas atrás
O Windows 10 é um sistema operacional amplamente utilizado, desenvolvido pela Microsoft, que vem com muitos aplicativos embutidos para lidar com diferentes tipos de arquivos. Às vezes, os usuários querem usar aplicativos diferentes para certos tipos de arquivos ou protocolos. Esse processo envolve a mudança dos aplicativos padrão. Aplicativos padrão são os programas que o Windows 10 usa automaticamente quando você abre um tipo particular de arquivo ou link. Por exemplo, você pode querer usar um navegador web específico, um reprodutor de vídeo ou um editor de texto como seu aplicativo padrão. Este guia detalhado ajudará você a entender como mudar os aplicativos padrão no Windows 10.
Antes de mudar os aplicativos padrão, é importante entender o que são aplicativos padrão e por que eles são importantes. Um aplicativo padrão é um programa que o Windows 10 usa automaticamente quando você tenta abrir um certo tipo de arquivo ou link. Por exemplo, se você normalmente lida com PDFs usando o Adobe Reader, mas os arquivos abrem no Microsoft Edge, isso significa que seu leitor de PDF padrão está configurado para o Edge.
Existem várias razões pelas quais você pode querer mudar seus aplicativos padrão:
Agora, vejamos o processo passo a passo para mudar os aplicativos padrão no Windows 10. Vamos ver o processo de mudança dos aplicativos padrão em geral, definindo aplicativos padrão por tipo de arquivo e protocolo.
A maneira mais fácil de mudar os aplicativos padrão para atividades comuns como navegação na web, e-mail e reprodução de vídeo é através das configurações do sistema.
Por exemplo, se você quiser mudar o navegador padrão para o Google Chrome, clique no nome do navegador na seção Navegador Web e selecione o Google Chrome na lista que aparece.
Às vezes, você pode querer que alguns tipos de arquivos abram com um aplicativo específico enquanto outros permanecem inalterados. Você pode definir o aplicativo padrão com base no tipo de arquivo seguindo estes passos:
Por exemplo, se você quiser que arquivos .jpg abram com o Adobe Photoshop ao invés do aplicativo Fotos padrão, localize o tipo de arquivo .jpg e selecione o Adobe Photoshop.
O Windows 10 também permite que você defina aplicativos padrão por Protocolo de Internet. Protocolos são regras que governam a comunicação de dados sobre uma rede.
Por exemplo, para definir um aplicativo específico para lidar com URLs da web (protocolos HTTP e HTTPS), localize esses protocolos e então selecione o aplicativo desejado.
Muitos aplicativos oferecem a opção de se definirem como o aplicativo padrão para um tipo de arquivo ou protocolo específico no momento da instalação. Você também pode mudar essas configurações dentro do aplicativo. Aqui está uma maneira comum:
Note que os passos exatos e opções podem variar de um aplicativo para outro. Se você não souber como definir padrões usando um aplicativo específico, sempre verifique o guia oficial de suporte ou o fórum de suporte.
Podem haver momentos em que você não consegue mudar o aplicativo padrão ou quando as mudanças não são salvas. Aqui, fornecemos soluções para alguns problemas comuns:
Se você descobrir que as mudanças feitas nas configurações de aplicativo padrão não estão sendo salvas, tente o seguinte:
Se o seu aplicativo favorito não aparecer como uma opção para o aplicativo padrão:
Se você acidentalmente definir um aplicativo padrão indesejado:
Compreender e mudar os aplicativos padrão no Windows 10 é um processo direto, uma vez que você se familiariza com os passos e opções disponíveis. Seja mudando o navegador web, reprodutor de mídia ou uma associação de arquivo específica, o Windows oferece uma grande flexibilidade para personalizar a experiência de software de acordo com preferências individuais. Dada a multiplicidade de aplicativos integrados em nossas rotinas diárias, saber como gerenciá-los eficientemente não apenas aumentará a produtividade, mas também o conforto em um ambiente digital favorito. Lembre-se, a qualquer momento, se precisar de ajuda em qualquer situação, os recursos de suporte da Microsoft são um aliado valioso. À medida que os aplicativos continuam a evoluir com atualizações e novos lançamentos, suas configurações e integrações de sistema relacionadas também evoluem. Assim, estar ciente das atualizações dentro dos aplicativos e do sistema operacional ajuda a manter uma experiência de computação contínua.
Se você encontrar algo errado com o conteúdo do artigo, você pode